CS Ecoturismo

Equipamentos de segurança falsificados: um grande risco

A falsificação de equipamentos chegou aos esportes de aventura. Aprenda a se prevenir e não colocar a sua segurança em risco.

A Petzl, uma das maiores fabricantes do mundo de equipamentos de segurança para esportes de montanha, informou recentemente que descobriu no mercado versões falsificadas de seus produtos. Falsificações sempre foram um grande problema para qualquer indústria. O que impressiona neste caso é que as falsificações beiram a perfeição, sendo praticamente impossível um consumidor final identificar a falsificação do original. Além disto, foram realizados testes nos equipamentos e foram constatados que os mesmos não possuem a mínima condição de segurança.

O fabricante recomenda que os usuários comprem seus equipamentos somente em redes credenciadas. A Petzl também criou uma fluxograma que permite verificar se existe a probabilidade de o equipamento adquirido ser falsificado ou não. Veja aqui a versão em inglês e a versão em espanhol (em PDF). Maiores informações veja no site oficial da Petzl (em inglês).

O importante é que torna-se fundamental, antes de tudo, saber aonde que compramos os nossos equipamentos de segurança. Todo praticante de esporte de aventura sabe (ou deveria saber) que seus equipamentos de seguranças devem possuir atenção especial desde o momento da compra. Por isto, torna-se de extrema importância que a compra destes equipamentos seja feita em lojas aonde possamos ter um reconhecimento da sua idoneidade. Além disto, devemos sempre suspeitar de anúncios de promoções de equipamentos novos pela internet, com preços quase 60% menores que em lojas convencionais e que não possamos identificar corretamente a origem e a localização do vendedor. Não que não devemos nunca aproveitar as promoções ou efetuar compras pela internet e, sim, que tenhamos um pouco de cautela na compra destes equipamentos. Diferente de uma bolsa de couro falsificada, aonde o maior risco (e o que sempre ocorre) é o de ela rasgar no meio da rua e/ou durar por pouco tempo, não compensando o investimento nestes produtos falsificados, a falha de um equipamento de segurança falsificado pode ter consequências danosas para quem estiver usando estes materiais.

Importante também salientar que estes produtos não foram encontrados no Brasil. Portanto, não há motivos para pânico generalizado ou, até mesmo, o receio em praticar as atividades de esportes de aventura. Mas, torna-se importante aos praticantes serem mais criteriosos na compra de seus equipamentos e para que os clientes de operadoras tenham liberdade para questionar os operadores sobre a qualidade e procedência de seus equipamentos.

Gostaríamos de saber sua opinião sobre o assunto, fazendo um comentário abaixo.

Referências por palavra-chave



Clique aqui para inserir um comentário

Total: 0 comentário(s)

Nenhum comentário encontrado!

 
0 0
Facebook Twitter