CS Ecoturismo

Mutirão para controle de plantas invasoras no Parna Tijuca, dia 26/04

Mutirão do mês de abril do Parque Nacional da Tijuca

Está previsto para o dia 26/04/2015, o mutirão mensal do mês de abril do programa de volutariado do Parque Nacional da Tijuca. Inicialmente programado para o dia 12/04, o mutirão faz parte de um esforço da coordenação do programa de voluntariado em contribuir com a preservação do parque.

O objetivo deste mutirão é realizar o controle das plantas exóticas invasoras do parque e também atuar no plantio de mudas nativas. Antes do mutirão, haverá uma apresentação de 30 minutos com a pesquisadora Marcela Gaspar (UERJ) que irá falar sobre o tema através da palestra “Espécies vegetais invasoras e seus impactos para a flora nativa: o caso da jaqueiras da Ilha Grande".

Das espécies invasoras que serão retiradas pelo mutirão, encontram-se: dracena, jaqueira, zebrina, etc.

A recomendação para os participantes é para o uso de tênis adequado para trilhas, assim como calça comprida. Cuidados com a hidratação, sendo recomendável levar a partir de 2 litros de água por pessoa, lanche para consumo próprio e o uso de protetor solar são cuidados recomendados. Menores de 18 anos devem ir acompanhados de algum responsável.

Além das programações mensais, há também atividades regulares durante a semana. Com 40 horas de serviços prestados, o voluntário ganha um certificado emitido pelo parque. A participação no programa de voluntariado é realizada para todo a área do parque e o voluntariado pode escolher a região que seja de melhor para ele. Além disto, o programa é permanente, e as inscrições estão abertas durante todo o ano. A ficha de inscrição pode ser obtida na recepção do centro de visitantes do parque ou no endereço http://parquedatijuca.com.br/arqs/termo_de_adesao.docx. A ficha deve ser entregue preenchida na recepção do centro do visitantes ou ao responsável no dia das atividades programadas. Dúvidas, informações e solicitações de inscrição podem ser enviadas ao e-mail parnatijuca@icmbio.gov.br

Observação: as datas podem mudar a qualquer momento em virtude de fatores meteorológico ou de força maior. Mantenha contato com a organização do programa para obter a confirmação do evento.

Fonte: João Felipe Martins
Coordenação do programa de voluntariado
Link do evento: https://www.facebook.com/events/1653124068253963/

Referências por palavra-chave



Clique aqui para inserir um comentário

Total: 0 comentário(s)

Nenhum comentário encontrado!

 
0 0
Facebook Twitter