CS Ecoturismo

Novo sistema de cobrança da TAM

Entrará em vigor um novo modo de tarifação e comissionamento de agentes de viagens praticadas pela TAM.

Em vigor desde o dia 11 de janeiro, o acordo da TAM com a Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV) busca uma maior transparência para o consumidor sobre os valores pagos pelos serviços prestados pelo agente de viagem em uma passagem aérea.

Pelo acordo, serão cobrados o valor de 10% do valor da passagem (com o cobrança mínima de R$ 30,00) que serão discriminados no bilhete como referentes aos serviços prestados pelos agentes de viagens, que será representado pelo código ‘DU‘, que significa ‘Repasse a terceiros’.
Além de efetuar a transparência da operação para o cliente final, este tipo de acordo acaba com um impasse existente entre os agentes de viagens e as companhias aéreas sobre as antigas formas de "comissões" que eram aplicadas sobre o valor da passagem.

Inicialmente, o sistema de cobrança será válida somente em vôos domésticos e, posteriormente, será aplicado aos vôos internacionais da TAM.
A tarifação será aplicada nos pontos de venda dentro do país e também pela TAM em suas lojas próprias, call center e TAM Viagens, excetuando-se as vendas pela internet.

As negociações arrastavam-se desde 2006, período na qual a companhia aérea começou a realizar ações de gastos operacionais, que começou com a redução das comissões para os agentes de viagens de 10% para 6%. Esta nova metodologia de cobrança vêm sendo aplicada com sucesso em diversos países do mundo, onde os serviços prestados pelos operadores de viagens têm sido discriminados ao invés de embutidos em "comissões" sobre os valores pagos pelos clientes.
Resta agora avaliar como será a reação do mercado para a nova metodologia de cobrança.

Embora o acordo firme que o consumidor é quem pagará a nova taxa, não haverá aumento no valor da passagem aérea, pois o valor a tarifa referência Yankee será reduzida em até 10%, permitindo que a nova taxa possa ser cobrada sem nenhum ônus para o consumidor.

Referências por palavra-chave



Clique aqui para inserir um comentário

Total: 0 comentário(s)

Nenhum comentário encontrado!

 
0 0
Facebook Twitter