CS Ecoturismo


Passeio de reconhecimento e de ecoturismo de Sepetiba - março/2017

Passeio histórico, cultural e ecológico realizado no bairro de Sepetiba, na cidade do Rio de Janeiro.

Ecomuseu de Sepetiba

Ecomuseu de Sepetiba


E-mail(s) / Site(s)

ecomuseuatitudesepetiba@gmail.com

Informações gerais

Ecomuseu de Sepetiba, teve seu início no ano de 2009, sua fundadora, Bianca Wild, foi precursora no processo de reconhecimento e mobilização, divulgando a história do bairro e suas pesquisas desde o ano de 2006.

Idealizado e promovido pelo Ecomuseu de Sepetiba, o passeio é realizado todo primeiro domingo do mês, e busca oferecer uma experiência de redescoberta histórica, cultural e ecológica do bairro de Sepetiba, na cidade do Rio de Janeiro (RJ).

O passeio tem como ponto inicial a praia de Sepetiba. A praia passou por grande transformação recentemente em uma tentativa de recuperar a sua faixa de areia e diminuir o assoreamento e tentar reverter os processo de degradação ocorrida ao longo dos anos. A caminhada segue por um trecho de, aproximadamente, 2Km (ida e volta) existentes em uma área militar em anexo à base aérea de Santa Cruz, com bioma de manguezal.

Durante o passeio, é possível reencontrar com o notório passado do bairro nas ruínas do antigo cais e na Ilha do Marinheiro com a natureza se recompondo e se recuperando, dando esperança para um futuro rico ao manguezal. Também é possível desfrutar da bela paisagem da baía de Sepetiba, observar os sambaquis e aproveitar momentos aprazíveis em contato com a natureza. É um evento que surpreende aos próprios moradores da região - que muitas vezes desconhecem a história do local - e é, além de tudo, encantadora para todos os seus participantes.

O Ecomuseu de Sepetiba realiza desde 2010 um trabalho de divulgação e valorização da história e memória local, de conscientização ambiental e de educação patrimonial. Seus membros, formado em grande maioria por moradores da região, atuam de forma voluntária na realização de eventos que visam divulgar a história e os potenciais do bairro.

Para conhecer mais sobre o Ecomuseu, acesse o Facebook do grupo: https://www.facebook.com/ecomuseudesepetiba

 

Referências por palavra-chave



Clique aqui para inserir um comentário

Total: 2 comentário(s)

Silvan Guedes em
Show !!!
Parabéns, e o nosso muito obrigado pela presença...
2 0

Cs Ecoturismo em
Ótimo trabalho de vocês! Conte conosco!
1 0

Silvan Guedes em
Show !!!
Parabéns, e o nosso muito obrigado pela presença...
0 0

 
2 0
Facebook Twitter