CS Ecoturismo


Pedra da Gávea – Grupo Constelação (08/02/2009)

O grupo se encontra para subir, novamente, a Pedra da Gávea. Diferente da vez anterior, contaremos com um sol extremamente forte como aliado (ou inimigo).

CS Ecoturismo

CS Ecoturismo


E-mail(s) / Site(s)

contato@cstur.com.br


O grupo: Constelação
O destino: Pedra da Gávea
A data: 08/02/2009 (domingo)

Participantes: Marcelo e Iuri

O dia começa com um sol forte. Após o encontro na praça, seguimos direto para a trilha. Com um início de trilha puxado, temos que efetuar algumas paradas para o pessoal ter descanso.

Logo no início, encontramos o Ivan (voluntário que atua na manutenção da trilha há mais de 11 anos) e fiquei conversando com ele. Combinei de marcarmos um dia para ajudá-lo novamente na manutenção.

Continuando a trilha em um ambiente descontraído, aonde pudemos rir um pouco das conversas que fluíram. Chegamos na pedra do Navio e fizemos uma parada para fotos (já havíamos tirado outras).
Ao descermos da pedra do Navio, encontramos um grande grupo de uma academia que estava fazendo a subida também.

Continuamos calmamente pela trilha, até chegarmos na praça da Bandeira, aonde o grupo resolveu antecipar seu lanche (estava sem fome, apenas com um pouco de sede). A única coisa ruim era saber que, nos próximos minutos, iríamos deixar de ter a proteção das árvores e sentirmos de perto o forte sol que fazia naquele dia.

Paramos no mirante, apreciamos mais um pouco a beleza do local (agora com visão para a Pedra Bonita do próprio parque da Tijuca) além de já vermos a enigmática face do imperador. O Iuri era o único que nunca havia vindo aqui e acho que a impressão de todos que vêm pela primeira vez é a mesma. ‘O encanto com a beleza do visual’.

Continuando – pois as paradas do meio do caminho acabaram atrasando um pouco o meu cronograma, mas nada que atrapalhasse o evento. Chegamos na carrasqueira e, para piorar, existia um pequeno congestionamento (o que é normal em dias de movimento). Subi pelo caminho lateral para adiantar o lançamento da corda e a subida de nossa equipe.

Após ter amarrado e lançado a corda , o grupo se superou e subiu a pedra sem grandes dificuldades e sem o auxílio da corda e dos outros equipamentos. Por questões de segurança, a corda e os equipamentos (baudrier, mosquetão, freio oito e cordeletes) ficaram como itens de apoio para quem precisasse de auxílio durante a subida. Pelo menos serviu para ajudar um casal a descer, pois eles estavam com dificuldades para descer e não tinham equipamentos. Após recolocar a corda na mochila, seguimos continuando até o topo da pedra.

Passando pelo ‘Portal’, fomos apreciando o belo visual da região e, após alguns minutos, chegamos no primeiro platô aonde aproveitamos para descansar, comer e… tirar fotos! (lógico!!!)

Depois de uma merecida pausa, damos prosseguimento ao topo da pedra. Após descermos pelo cabo de aço e sujarmos-nos um pouco na subida para o platô, temos a sensação de dever cumprido.

Um lindo sol (castigante também) com o visual fantástico em nossa frente!

Agora sim! Momento para apreciar ainda mais o visual do local. Aproveitei para subir até a pedra que forma o ponto mais alto junto com o Iuri e tiramos algumas fotos lá.

Mais um momento de descanso, comida e fotos. Depois disso, preparamos-nos para a descida. Até que a descida foi tranquila. Na carrasqueira, a corda foi lançada e os grupo utilizou-a para descer.

Continuando a descida, apreciamos novamente as belas paisagens do local. Ainda tivemos tempo de parar na pequena cachoeira que existe no início da trilha. Após um banho rápido, continuamos por mais alguns minutos até o fim da trilha. Sempre com o dever da missão cumprida!

Obs: agradeço ao Marcelo por ter cedido as fotos!

Trilha
Trilha
Trilha
Trilha
Carrasqueira
Carrasqueira
Carrasqueira
Carrasqueira
Carrasqueira
Trilha
Trilha
Topo
Topo da pedra
Topo
Topo
Topo
Topo
Topo
Topo
Topo
Trilha
Topo
Topo
Topo

Informações complementares


Referências por palavra-chave



Clique aqui para inserir um comentário

Total: 0 comentário(s)

Nenhum comentário encontrado!

 
0 0
Facebook Twitter