Trilha descoberta recentemente graças ao processo de pacificação de algumas comunidades cariocas, com a pacificação da comunidade da Rocinha e do Vidigal, a região de mata fechada que antes servia como local de acampamento para traficantes agora serve como um dos principais roteiros de ecoturismo da cidade.
A trilha possui como ponto de partida a comunidade do Vidigal. Além da trilha, o local atualmente dispõe de um ótimo ambiente sociocultural, aonde é possível compreender o estilo de vidas das pessoas que ali residem, seus anseios e suas expectativas. No local, também dispṍe-se de hostels, pousadas e também locais com opções de gastronomia para visitantes.
A trilha começa na parte alta da comunidade. O caminho pode ser feito a pé, porém, é possível subir através de transporte alternativos como vans e moto táxi. Recomenda-se subir por transporte alternativo pois evita-se o desgaste inicial de subir por quase 50 minutos as íngremes ladeiras do local. No topo, um pouco antes do início da trilha, há alguns estabelecimentos comerciais para a compra de água e lanche para o consumo durante ou após a trilha.
Atrás do campo de futebol da vila olímpica, começa a trilha. Deste ponto, já é possível ter uma visão espetacular do mar, com as ilhas Cagarras ao fundo. Começando a trilha, em um trecho de terra em ambiente de mata aberta, com alguns momentos de mata fechada, a trilha começa sem maiores dificuldades. Logo nos primeiros minutos é possível chegar em um mirante de onde é possível ter uma visão da vizinha comunidade da Rocinha, considerada a maior favela em área urbana do mundo, sendo atualmente considerado um bairro. E, do alto, é possível ter noção do seu tamanho. É possível também ter uma visão da pedra da Gávea e de parte do parque nacional da Tijuca e do bairro de São Conrado.
Continuando o caminho, chega-se em um outro mirante, aonde a visão é ampliada, e permite ver mais pontos da cidade, como o morro do Corcovado com o Cristo Redentor e parte da zona sul carioca. Em alguns trechos, o solo fica escorregadio, ao mesmo tempo que a inclinação de subida aumenta, porém, sem maiores dificuldades. Ganha-se com o esforço um dos melhores visuais de toda a cidade do Rio de Janeiro, de um ângulo digno de cartão postal.
Após descansar e contemplar o lindo visual do local, deve-se retornar pelo mesmo caminho, tomando cuidado para evitar escorregões. Para o retorno após a trilha, torna-se opcional descer por transporte ou a pé, que permitirá conhecer um pouco a comunidade e o estilo de vida das pessoas que ali vivem.